1 de março de 2010

Mas o que é a vida? - Uma resposta a Gui Guilhermino

      Na postagem FELICIDADE, meu amigo Gui fez um comentário interessante, que me deu muito o que pensar. A partir dos seus questionamentos, refleti um pouco e cheguei a uma conclusão. Ou não! Hahaha. Bem, esta postagem, interrompendo a "Sessão", é como uma resposta a ele e a qualquer outro que possa se perguntar o mesmo.

     
"Mas o que é viver a vida (sem ser a novela)? O que é viver isso por que tanto temos clamado? Sentir a vida? Viver? Sorvê-la? Isso faz sentido? (...) [O] que há na vida que nos mereça?"


      Gui, sei que, muitas vezes, a vida parece um imenso nada. Apenas um tempo, um momento pelo qual passamos, existimos, sem nada de especial acontecendo. Às vezes, me faço as mesmas perguntas que você me fez em seu comentário. Mas, ao pensar bem sobre o assunto, tenho algumas respostas.

      Somente passar pela vida não é viver, é existir. E é isso o que eu tenho feito, existido. Mas quero viver de verdade! Talvez seja sob esta perspectiva que eu tenha escrito esse texto minúsculo e despretensioso, apenas como tentativa de enxergar a vida a partir de uma nova ótica. Sem me prender a nada, sem me preocupar com o que passou ou com o que virá... Apenas me importando com o momento presente, me libertando dos meus fantasmas e prestando atenção ao que sou hoje, ao que vivo hoje, às pessoas à minha volta, aos meus sentimentos, às minhas experiências.

      Viver é observar mais, para compreender, ou tentar, ao menos. É compreender, para conhecer de fato. É conhecer, para poder sentir verdadeiramente! Ah, meio complicado de explicar. É apenas agarrar-se à vida como se fosse o último dia na Terra, e fazer tudo aquilo que se tem vontade de fazer, mas que o medo não deixa, ou simplesemente a falta de tempo, ou os afazeres domésticos, acadêmicos, profissionais (e outros) não permitem (isso é especialmente para MIM).

      Costumamos deixar certas oportunidades passarem, com medo de nos arrependermos depois (também para MIM). Ora, o arrependimento faz parte da vida, por mais doloroso que seja. Devemos parar com este medo bobo e viver.

      Devemos viver sem medo de ser feliz. Sim, feliz, porque a vida nos propicia a felicidade, mesmo que não plena, mesmo que temporária. A felicidade está nos detalhes, assim como nas grandiosidades, mas ela existe. É só nos permitirmos, e seremos felizes. Utópico, clichê? Pode ser, mas como você bem disse: quando algo se torna clichê, é porque se faz extremamente necessário! :-)

      É claro que não será uma vida de novela. Sabe, às vezes eu nem quero viver como numa novela... A vida real é tão mais interessante, justamente por ser real! Embora os inícios, o desenrolar da trama, os relacionamentos, os finais felizes e tudo o mais que uma novela oferece sejam T-E-N-T-A-D-O-R-E-S, são pura ficção...

      Assim, desejo viver todos os meus momentos intensamente. Sei que é tarefa difícil, que nem sempre vou conseguir. Mas tentarei, pelo menos tentarei isso. E, então, quem sabe eu não encontre a minha felicidade?

      Não sei se consegui me explicar bem, se você conseguiu entender o meu ponto de vista... Espero que sim! E que seja feliz, porque, sim, é possível!!! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Que bom que você chegou até aqui. Seja muito bem-vindo(a)!
Fique à vontade para escrever seu comentário no campo abaixo.
Obrigada, e volte sempre.